Blog

Resenha: A montanha dos sete patamares

24/07/2018
Resenha: A montanha dos sete patamares

“No último dia de janeiro de 1915, sob o signo de Aquário, em tempo duma grande guerra, acolá debaixo das sombras de certa montanha francesa rente à fronteira com a Espanha, foi que vim ao mundo.”

O sinal que, transcendendo espaço e tempo, despertaria numa legião de pessoas o amor ao silêncio, à solitude, à espiritualidade contemplativa enfim, foi em verdade, o sinal de Thomas Merton.

Francês por nascimento; norte-americano por opção, Thomas Merton após um certo período de indefinições, nascido num mundo que era a imagem do inferno, e por isso, mergulhado em seus efeitos, busca o recolhimento num mosteiro trapista no interior dos Estados Unidos. O que ele pensava ser um Fuga mundi, um escondimento no silêncio da contemplação, evolui para uma voz que “grita” como que “clamando no deserto” do mesmo mundo sombrio do qual fizera parte.

Neste contexto surge A montanha dos sete patamares. Mais do que uma obra auto biográfica, uma narrativa das venturas e desventuras humanas... de um ser humano incomum, mas ao mesmo tempo como eu e você. É isso que encanta e atrai na leitura desta obra. Á medida que avançamos, nos identificamos com a vida de Merton. Ainda que a minha ou a sua vida possa não ter nada em comum com a dele, o que nos prende ao texto é justamente essa misteriosa identificação; Como se quiséssemos fazer parte daquilo... Ou talvez já fizéssemos.

Entre santos e pecadores, Thomas Merton surge em, A montanha dos sete patamares, como um homem cuja trajetória o leva a uma busca que ele mesmo não sabe definir, mas que se torna clara ao final da leitura porque graças à sua fé, é conduzido à escuridão e ao vazio de sua própria alma onde enfim, pode encontrar a Deus e se deixar iluminar pelo Espírito que o transformará no que ele mesmo havia sido preparado para ser.

Que estas páginas possam ser para você, caro leitor, o sinal que, transcendendo espaço e tempo, desperte e inspire o seu espírito, como fez comigo e vem fazendo a milhares de pessoas em todo o mundo há mais de setenta anos. Boa leitura!

Fernando Paiser

Coordenador da Sociedade dos Amigos Fraternos de Thomas Merton

 

O livro já está disponível nas principais livrarias. Compre aqui.

Palavras-chave

Livros
Review