Fundada em 1939 com o nome de Publicações Pan-Americanas, editora de livros técnicos, a Ediouro está na linha de frente do mercado de livros. Criada pelos irmãos Antonio e Jorge Gertum Carneiro, a editora transformou-se nas Edições de Ouro e, anos depois, nas Empresas Ediouro Publicações.
As empresas continuam sendo administradas pela família até hoje, sob comando de Jorge Carneiro, aliando tradição editorial a uma gestão moderna e profissional. O Grupo Ediouro atualmente possui um dos mais completos e respeitáveis catálogos da América Latina e há quase 80 anos se dedica a publicar, produzir e distribuir conteúdo em diferentes mídias e plataformas.
A combinação de um passado de referência – de quem fez e ainda faz muita história –, o conhecimento do mercado editorial e uma visão voltada para o futuro faz com que nossas empresas caminhem para a mesma direção, ainda que mantendo as nossas diferenças. E caminhamos em uníssono, sem a perda de preceitos que nos são caros: a divulgação e a defesa da cultura brasileira, a convicção de que a difusão do conhecimento é fundamental e a crença em que, através das palavras, podemos mudar o mundo.
Missão
Atuar com ética e transparência em nossos negócios e proporcionar ao cliente uma experiência literária baseada na difusão de conhecimento e defesa da cultura brasileira, aliando tradição editorial a uma gestão moderna e profissional, na publicação, produção e distribuição de conteúdo.
Visão
Ser referência no mercado editorial com oferta de produtos modernos, práticos e acessíveis.
Valores
ÉTICA: honestidade, integridade, transparência e responsabilidade pessoal e coletiva.
COLABORAÇÃO: comunicação interna efetiva, autonomia e trabalho em equipe.
RESPEITO: tratamento justo, promoção de bem-estar, segurança e diversidade
Nossa história
1939
Fundação
Fundada em 1939 como uma editora de obras técnicas sob o nome de Publicações Pan Americanas.
1944
Coquetel
Início das publicações dos passatempos Coquetel com revistinhas de palavras-cruzadas, inaugurando o ramo editorial de passatempos no Brasil.
1948
Livraria Agir
O escritor e crítico literário, Alceu Amoroso Lima, cria a Livraria Agir Editora que mais tarde se tornaria a Editora Agir.
2002
Editora Agir
A Editora Agir é adquirida pelo Grupo Ediouro.
2006
Editora Pixel
Atualmente reconhecido pelo lançamento de livros de influenciadores digitais, o selo Pixel é criado.
2006
Coquetel no Guiness Book
Coquetel entra para o Guinness Book, o livro dos recordes. A conquista ocorreu graças à produção da “Maior Palavra Cruzada Direta do
Mundo”, que possui medidas gigantescas: 25 metros de largura por 1,30 metros de altura e 16 mil quadradinhos com cerca de 3 mil definições.
2007
Aquisição da Nova Fronteira
Ediouro compra integralmente a Nova Fronteira. O Grupo que detinha o controle parcial da editora, passou a deter todos os direitos.
2015
Editora Petra
O selo Petra é lançado voltado para a publicação de livros católicos de alta qualidade editorial, com destaque para os lançamentos do Pe. Reginaldo Manzotti
2021
Editora TRAMA
Lançamento do selo Trama, voltado para os fãs dos gêneros thriller e fantasy.
2022
Brandon Sanderson
O caminho dos reis é lançado no Brasil, marcando assim a chegada do autor Brandon Sanderson à Trama.
2022
Editora Novo Céu
Novo Céu selo especializado na publicação de livros voltados para o público cristão evangélico é lançado.
2023
Editora Livros da Alice
Voltado para o público jovem adulto, é lançado o selo Livros da Alice